A programação iniciou-se (Segunda) 29 de janeiro e se estendeu até o dia 1 de fevereiro, na cidade de Medicilândia. O evento aconteceu na Escola M.E.I.F “O Grãozinho”, contando com participação em massa dos professores da rede de ensino infantil do município, da cidade e do campo, incluindo os que lecionam do 1º ao 5º ano na zona rural.
Segundo a coordenadora de educação infantil professora Monica Oliveira, a cada início de ano é necessário um planejamento, algo que fortalece e facilita as metodologias a serem aplicadas em sala de aula durante todo o ano letivo.
A educadora afirma ainda que a novidade deste ano é a integração do PNAIC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, ao planejamento interno do Município, visto que agora é feito a inserção de professores da educação infantil dentro do mesmo.
Para os coordenadores da Educação do Campo, Professora Maria Gorete e Professor Valtair fiafilo, além dos estudos realizados, o preparo e a aprendizagem dos educadores fluem também diante do próprio encontro entre eles, já que aí surge ainda a oportunidade de trocas de experiências e repasses de conhecimentos.
No último dia de programação, os educadores participaram de uma oficina, como oportunidade de colocar em prática parte do aprendizado adquirido.
A professora Marta Miranda que esteve um determinado tempo fora da educação infantil e retorna agora, vê o planejamento como algo de suma importância no que se refere atualizar-se novamente dentro deste eixo educacional.
É importante ressaltar que todos os segmentos da Educação no Município preparam-se e planejam-se, de acordo com suas necessidades todos os anos, em especial em cada início de período letivo.
Por: Izaelma Lima Biancardi.